Sem categoria

Carreira de modelo: o que você precisa saber para começar

Muitas garotas vêm me perguntando sobre a vida de modelo, pedindo dicas sobre como começar a carreira. Sou apaixonada pela profissão e é um prazer compartilhar com vocês um pouco da minha experiência.

Contudo, é muita informação para contar tudo em um só dia. Por isso vou fazer vários posts sobre o assunto, dividindo cada detalhe dessa profissão maravilhosa.

E não tem melhor modo de começar do que contando o que você precisa saber para começar uma carreira como modelo.  

Ao contrário que muita gente pensa, para ser uma modelo profissional não basta ser apenas bonita, exige muito trabalho e força de vontade.

Assim como um advogado dedica seu tempo para estudar e se destacar na profissão, uma modelo deve se dedicar a sua imagem.

Cuidar do corpo, da pele, dos cabelos e das unhas é imprescindível e fará parte do seu dia a dia.

E quando falo de cuidados, não estou me referindo apenas a cremes hidratantes e tratamentos estéticos.

Ter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, praticar exercícios e dormir de 7 a 8 horas por noite, refletem diretamente na sua aparência.

Porém aparência não é tudo, sua personalidade vai pesar pra determinar o seu sucesso.

Quando estiver fazendo uma casting (teste para seleção de um trabalho) ou mesmo já em uma seção de fotos ou backstage de um desfile, sua atitude vai contar muito para o cliente.

Seja sempre educada, pontual e paciente, mostre que tem personalidade marcante e todo o seu talento.

É crucial que você também esteja preparada emocionalmente.

Além da vida corrida, a rotina de uma modelo requer que você saiba aceitar críticas e nãos.

Meu conselho é que você seja humilde e se dedique para aprimorar suas habilidades, conhecimento nunca é demais.

Eu tenho perfil para ser modelo? 

Muita gente já me fez essa pergunta e a resposta é mais complicada do que um simples sim ou não. Em resumo, no mundo na moda existem essencialmente dois perfis de modelos: o fashion (passarela) e o comercial (fotográfico).

  • O perfil fashion é o que tem mais especificações, como altura e medidas. Em geral, ele exige que a garota seja alta, com mais de 1,75 de altura, e magra, com menos de 90 cm de quadril.

 

  • O perfil comercial é muito mais abrangente. A modelo não precisa estar dentro de medidas específicas ou ter uma altura mínima, porém, além de ser bonita, ela precisa ser fotogênica.

 

Muitas modelos trabalham com os dois perfis, fazendo tanto passarela, quanto campanhas publicitárias.

Isso sem falar que o mundo da moda está em constante mudança, hoje, por exemplo, vemos muito mais diversidade do que havia a 20 anos atrás.

Como começar a carreira de modelo 

Existem vários modos de se tornar uma modelo profissional. Você pode ser encontrada por um caça talentos ou participar de um concurso que revele novos modelos.

Mas calma, esses não são os únicos modos de entrar na profissão. Se você pretende começar uma carreira no ramo o primeiro passo é procurar uma agência de modelos.

Eu sei, pode parecer meio obvio, mas é a agência que vai dirigir sua carreira e apresentá-la as marcas.

Por isso é importante uma agência boa e de confiança para direcioná-la no mercado.

 

 

Antes de tudo, pesquise bastante sobre as agências que existem em sua cidade para descobrir quais são as melhores e mais confiáveis.

Existe muita gente má intencionada que pode tirar proveito do seu sonho, portanto se mantenha sempre alerta.

 

 

 

Gostou das dicas?! Tem ainda alguma dúvida sobre como começar a carreira de modelo? É só comentar aqui em baixo que terei o maior prazer em responder.