Sem categoria

Dicas de autocuidado na quarentena

Hello girls, como vocês estão nesses 2 meses de quarentena?

Hoje queria falar sobre nossa saúde mental, no meio de tudo isso… Como fica?

Não é segredo que muitos de nós estamos com muitas incertezas ou inquietação no momento.

Tivemos que adiar planos pessoais, nos ajustar a uma nova rotina de trabalho ou até mesmo ficar sem emprego. Não podemos ir a nossos restaurantes favoritos, aproveitar dias de folga ou ter certeza de nossos planos de férias. Não podemos visitar entes queridos ou sair com os amigos. Sem podermos realizar essas essas atividades, rotinas e relacionamentos, fazem uma diferença absurda para a nossa saúde mental.

Um lado bom é que temos mais tempo para dar valor a coisas que na rotina do dia-a-dia acabamos deixando passar… Por aqui estou me dedicando muito as crianças, a família e a mim, estou me cuidando mais ainda.
Vou deixar para vocês algumas dicas de autocuidado para ajudar a melhorar a saúde mental durante essa pandemia que estamos vivendo.

1. Evite noticiários

Embora seja essencial nos manter informado, notícias negativas podem causar muitos problemas. Portanto, evite ficar assistindo/lendo noticiários o dia todo. Separa somente alguma hora do seu dia para isso, ou melhor, intercale os dias. Um dia você vê notícias e o outro não.

2. Estabeleça uma rotina de sono

Quando não há motivo para sair de casa ou não termo os horários estabelecidos por conta dos compromissos, podemos dormir depois da meia-noite e acordar às 13h sem nenhuma repercussão – certo? Errado. Na verdade, a privação do sono afeta a saúde mental, por isso é necessário ter uma rotina de sono.

Comece devagar, não desanime, se você não conseguir se adaptar imediatamente, tente fazer pequenos ajustes todos os dias. Tome um banho, tente uma meditação guiada, tome um chá quente ou siga outra rotina relaxante para deixar seu corpo pronto para descansar.

3. Respire um pouco de ar livre

Assim como não ter uma rotina de sono, ficar muito tempo preso dentro de casa não é bom para o nosso estado de espírito.

Independente da onde você mora, pode estar acostumada a um estilo de vida mais acelerado ou pacífico – mas, não importa onde você esteja, reserve um tempo para respirar um pouco de ar fresco. Acalme seus pensamentos, sinta a mudança da estação e ouça os sons ao seu redor. Um pouco de luz solar pode fazer maravilhas para o seu humor.  

4. Interaja digitalmente

Interações íntimas não podem acontecer no momento, mas isso não significa que você não pode se interagir com seus amigos e familiares. O século 21 nos abençoou com a tecnologia, por isso há várias maneiras de permanecermos conectados com aqueles que amamos.

Use e abuse das videochamadas, organize um jantar virtual ou jogue algum jogo on-line com amigos. De qualquer maneira, você pode esquecer sua ansiedade e estresse por uma hora ou duas. Enquanto continuarmos a nos comunicar, conseguiremos passar por esse período.

5. Consultas online

Não há problema em perceber quando precisamos de um pouco mais de ajuda para cuidar de nossa saúde mental. E tudo bem, sabe? Fazer terapia independente da situação em que estamos vivendo, nos ajuda muito. Portanto, se precisar, tem muitos especialistas que estão fazendo atendimento on-line, cuide-se!

Essas foram algumas dicas para seu autocuidado durante essa pandemia, você está já faz alguma delas? Me conta o que você está fazendo para cuidar da sua saúde mental!

Tudo vai passar!

Se você gostou desse post deixe seu comentário e me fale o que mais você quer ver por aqui. Beijos!